Hidratação, beleza e saúde!
Você ouve isso o tempo todo:
Você deveria estar bebendo mais água. Beber oito copos de água por dia no mínimo.
Mas, a quantidade que você realmente deve beber é mais individualizado do que imaginamos.
Isso porque a quantidade exata de água que cada pessoa necessita ingerir diariamente varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, por exemplo, já que durante o exercício se perde mais líquidos através do suor, sendo necessário consumir mais água.
A água corresponde a cerca de 60% a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas de um modo geral, manter-se bem hidratado oferece uma série de benefícios à saúde. Isso inclui níveis de energia mais altos e melhor função cerebral, só para citar alguns.
A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não é necessário esperar ter sede para beber água.
Tomar muita água faz mal?
Tomar mais água do que o indicado para a idade e peso da pessoa pode ter efeitos negativos principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca, já que nessas condições o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar:
inchaço no corpo,
dificuldade para respirar,
aumento da pressão arterial,
desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea e,
sobrecarga dos rins.
Além disso, pessoas que estão abaixo do peso ideal para idade e altura também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia, isso porque podem ficar com o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.
Por outro lado, o consumo de mais de 2 litros de água por dia por pessoas que não possuem doenças ou que estão no peso ideal para idade e altura não faz mal a saúde, o máximo que pode acontecer é aumento da frequência urinária.
Mas nem toda água é igual, sendo que algumas fornecem mais nutrientes do que outras.
Aqui estão os diferentes tipos de água e o que você deve saber sobre eles:
Puxada de uma fonte natural confiável, a água mineral é, como o nome indica, cheia de minerais, incluindo enxofre, magnésio e cálcio, minerais estes, que seu corpo não pode criar por conta própria.
Uma das principais desvantagens da água mineral é o custo, principalmente quando comparado à água da torneira. Muitos dos minerais deste tipo de água também podem ser obtidos através de uma alimentação saudável e variada.
Água de nascentes ou geleiras
Águas de nascente ou geleiras são tipos de águas engarrafadas que se afirma serem engarrafadas na fonte de onde a água flui - da nascente ou da geleira.
Em teoria, as águas de nascente ou geleiras devem ser relativamente limpas e livres de toxinas, e também contêm muitos dos mesmos minerais úteis encontrados na água mineral.
Entretanto, dependendo da quantidade ingerida, por ser bruta, não filtrada e não testada, pode representar riscos potenciais à saúde, dependendo do que contém.
Água com gás
Chamada de água gaseificada ou com gás, este tipo de água é infundida com gás dióxido de carbono sob pressão e por isso, oferece uma sensação na boca diferente da água sem gás, o que pode ser agradável se você quiser algo com gás sem açúcar ou adoçantes artificiais, além do que, já existem águas gaseificadas com sabor, disponíveis no mercado.
Este tipo de água oferece um bônus adicional de minerais que promovem a saúde com sua carbonatação.
Água alcalina
Você pode ter ouvido várias alegações de saúde sobre água alcalina. Alguns dizem que pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento, regular o nível de pH do seu corpo e prevenir doenças crônicas como o câncer.
A água alcalina tem um nível de pH mais alto do que a água potável normal . Por causa disso, alguns defensores da água alcalina acreditam que ela pode neutralizar o ácido em seu corpo.
A água alcalina também deve conter minerais alcalinos e potencial de oxidação-redução negativo (ORP) . ORP é a capacidade da água de agir como um pró ou antioxidante. Quanto mais negativo o valor de ORP, mais antioxidante ele é.
Água ionizada
A água ionizada é a água tratada por eletrólise, magnetização ou por um processo químico. Pode ser ácido ou alcalino dependendo do valor de PH.
A maioria dos ionizadores do mercado são dispositivos alcalinizantes, no entanto, existem alguns que permitem ionizar a água para usar água ácida para limpeza e desinfecção.
Entre os benefícios concedidos estão:
Melhoria da densidade mineral óssea
Prevenção de alguns tipos de câncer
Melhora sintomática da doença do refluxo gastroesofágico (inibiria a atividade de uma enzima relacionada ao refluxo e, dessa forma, poderia reduzir diretamente a acidez gástrica)
Efeito cardioprotetor
No entanto, neste momento, os estudos que comprovam os benefícios da água alcalina são escassos e apresentam algumas limitações. Essas limitações incluem resultados inconclusivos, tamanho de amostra pequeno, estudos não realizados em humanos, inconsistências metodológicas ou estudos realizados por empresas que tenham conflito de interesses.
Embora você possa ter uma preferência por qual tipo de água é melhor, geralmente não há um tipo que promete maiores benefícios à saúde do que os outros.
Desde que a água que você está bebendo seja limpa e segura, o foco principal é garantir que você se mantenha hidratado e que esteja bebendo água suficiente regularmente.
Afinal a beleza e saúde da sua pele é um reflexo do meio ambiente, no qual você está inserido.
Somos parte de um todo e cuidar do próprio corpo é cuidar do universo de possibilidades que está à nossa disposição.
Cuide do seu maior patrimônio: VOCÊ!
Comments