top of page

Como cuidar da pele durante a menopausa

Essa fase não precisa ser tão difícil: saiba como cuidar melhor da pele durante a menopausa.



Você sabia que a produção hormonal é a principal responsável pelo aspecto saudável da nossa pele? Mas segundo um levantamento realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, cerca de 15% da população feminina atendida no Ambulatório de Ginecologia Endócrina e Climatério sofrem com a queda de produção hormonal mesmo após a menopausa.


Neste artigo, nós separamos quais são os principais efeitos dessa queda e como cuidar da pele durante a menopausa.


Quando a menopausa acontece?


Quando os ovários param de liberar hormônios sexuais, a menopausa entra em cena. Esses hormônios começam a ser produzidos desde a gestação e mantêm sua produção até a vida adulta da mulher. A menopausa se caracteriza como uma alteração que geralmente leva alguns meses até que a menstruação pare de acontecer definitivamente. Por isso, é comum que essa fase seja marcada por menstruações irregulares, insuficiência ovariana – não liberação regular dos óvulos – e queda na produção de estrogênio.


Os primeiros sinais da chegada da menopausa começam por volta de 3 anos antes do fim definitivo da menstruação, essa fase é conhecida como climatério.

Os sintomas mais intensos surgem em mulheres de 45 a 55 anos, sendo que em torno dos 48 aos 52 anos, a menstruação desse público cessa de maneira permanente.


Quais são os efeitos da menopausa na pele?


A menopausa é uma fase intensa e delicada na vida da mulher. Essa fase conta com sintomas físicos, como ondas de calor, fadiga e sudorese e sintomas emocionais, como alterações de humor e insônia. Além disso, é possível (e comum) que muitas mulheres sintam, literalmente na pele, os sintomas da menopausa, alguns deles são:


Flacidez


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das principais alterações hormonais da menopausa é a queda significativa da produção de estrogênio que por consequência, provoca a diminuição na síntese de elastina – responsável pela elasticidade da pele – e do colágeno que assegura firmeza e tonificação da pele.


Conforme a menopausa vai avançando, a mulher enfrenta uma redução consideravelmente grande da produção de colágeno, essa redução chega a cerca de 2% ao ano.



Pele seca


Por conta da queda na produção de estrógeno, a pele tende a ficar com aspecto mais seco durante a menopausa, isso acontece pois, esse hormônio é essencial para a produção de colágeno que é responsável por manter a pele firme, tonificada, hidratada e úmida.


Pele oleosa


Também por conta da testosterona, não é incomum notar um aumento da oleosidade na pele (em alguns casos). Essa oleosidade também deixa o rosto mais propício ao surgimento de cravos e acnes.


Sensação quente ou vermelhidão


As ondas de calor são as grandes responsáveis pelo surgimento de rubores na pele. Essas ondas também estão associadas a queda de estrógeno – hormônio que também é responsável pela nossa regulação de temperatura corporal – a queda na produção desse hormônio, provoca sintomas como: sudorese e sensação quente ou vermelhidão na face, ombros e pescoço.


Como cuidar da pele durante a menopausa?




Evite muita exposição solar


A exposição solar sem proteção pode intensificar o surgimento de manchas, rugas e linhas de expressão. Além de deixar a pele ainda mais fragilizada, o contato excessivo com os raios solares pode acarretar em problemas mais graves como irritações e ferimentos, já que a pele não possui a mesma proteção de antes da menopausa.


Portanto, busque evitar muita exposição solar nesse período e quando precisar sair no sol, use proteção.


Hidrate-se


Os sinais de desidratação ficam ainda mais evidentes durante a menopausa, isso acontece, por conta das alterações hormonais que provocam a redução significativa dos óleos produzidos para a pele.

Então, se você quer evitar que sua pele fique seca ou áspera, é essencial consumir cerca de dois litros de água por dia. Além disso, as fontes de calor não são as melhores amigas da sua pele nesse momento, por isso, para se proteger do ressecamento, evite tomar banhos muito quentes.


Tenha um estilo de vida saudável


O interior reflete o exterior. Se o seu objetivo é manter sua pele saudável, uma rotina equilibrada pode ser a maneira mais natural de conseguir isso. Aposte em uma dieta com alimentos saudáveis e que possuam vitamina C, busque praticar exercícios físicos e fique longe do tabaco, pois ele corresponde a uma série de toxinas que promovem o envelhecimento da pele.



Os produtos certos vão te ajudar


A Ne’st acompanha sua pele em todas as fases da vida e na menopausa, não seria diferente. Nessa fase tudo o que sua pele pede é atenção e cuidado e a espuma micelar Ne’st promove esses e mais 10 benefícios de uma pele saudável, e te mostra soluções inteligentes para cuidar (de verdade) do seu bem-estar.


Com ela, você garante: pele limpa, tonificação, hidratação, reequilíbrio, ação demaquilante, purificação, renovação celular, efeito refrescante, suavização e controle do brilho.




Conclusão


A menopausa acontece devido a queda natural de hormônios que desempenham papéis importantes no equilíbrio do organismo feminino. Por ser uma fase marcada com muitos sintomas físicos e emocionais, muitas vezes as mulheres que enfrentam a menopausa acabam deixando o cuidado com a pele de lado.


Por mais que a menopausa tenha um período complicado, receber essa fase com os braços abertos pode fazer toda a diferença. É nela que muitas mulheres acabam entendendo mais sobre si, conquistando o autoconhecimento e abraçando com mais carinho seu percurso e mudanças naturais do próprio corpo.

Nesse artigo, nós entendemos um pouco mais sobre como essa etapa afeta a rotina e saúde da pele, a importância de cuidar do maior órgão do nosso corpo, mesmo em uma fase intensa e o mais importante: como encarar a menopausa com mais leveza e otimismo pois é depois dela, que uma mulher mais madura e dona de si nasce.


Por isso, não deixe sua saúde e autoestima de lado, crie hábitos saudáveis e confie em produtos que cuidem de você em todas as suas fases.


Está na menopausa e quer cuidar melhor da pele? Vem de Ne’st e surpreenda-se!




Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
entrega-rapida (1).png
Frete Grátis para todo o Estado de São Paulo 
bottom of page