top of page

Entenda os efeitos do menopausa no envelhecimento da pele.


A pele é o maior órgão do corpo, e é significativamente afetada pelo processo de envelhecimento e menopausa. ​​Saiba como as mudanças sofridas durante a menopausa estão relacionadas ao efeito sustentado nos componentes individuais da pele.


A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação da mulher, que em geral, se dá entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.

Esta fase vem acompanhada de sintomas como os fogachos (calorões intensos), insônia, perda de libido e ressecamento vaginal.

Mas, o que a menopausa tem a ver com o envelhecimento da pele?


É certo que o envelhecimento da pele está relacionado à falta de hormônios sexuais femininos (estrógenos) que ocorre durante a menopausa. Entretanto, já no período anterior (pré-menopausa), pode-se observar algumas alterações na estrutura, elasticidade e viço da pele, que naturalmente serão agravadas na pós-menopausa.


Conheça alguns destes indesejáveis sintomas:


  • Pele seca, as rugas são mais numerosas e mais acentuadas.

  • Afinamento da epiderme, ou seja, da superfície da pele.

  • Modificação da pele: a derme é a parte mais profunda da pele. As fibras de colágeno e elastina são menos abundantes e muitas vezes são irregulares.

  • Diminuição na proporção de gorduras e ácidos graxos essenciais.

  • Distribuição diferente dos melanócitos, que são as células que contém o pigmento. Melanócitos são distribuídos de forma irregular através da pele, formando manchas marrons, devido ao acúmulo nas partes de células de pigmento. Estas manchas marrons ocorrem frequentemente na face e dorso das mãos, aparecendo como gotas nos antebraços e pernas, juntamente com um menor número de células pigmentadas.


Embora existam produtos cosméticos profissionais que minimizem a presença de rugas, nenhum terá bons efeitos se outros cuidados não forem aplicados. O que mais deve ser levado em conta para cuidar da pele na menopausa? Nós compartilhamos algumas dicas.


Dicas básicas para cuidar da pele da menopausa


1. Proteja a pele do sol

Embora a proteção solar seja essencial em qualquer idade, durante a menopausa é essencial reforçar os cuidados. Como os tecidos são mais fracos, a exposição direta ao sol não é conveniente sem primeiro usar um filtro solar de boa qualidade.


2. Aumentar o consumo de água

Os sinais de desidratação são mais evidentes durante a menopausa, devido à redução de óleos produzidos por alterações hormonais.


Assim, para evitar que a pele fique seca ou áspera é essencial consumir cerca de dois litros de água por dia.


3. Adote uma dieta saudável

Muitas mulheres cometem o erro de seguir uma dieta hipocalórica durante a menopausa por medo de ganhar peso. No entanto, longe de fornecer qualquer benefício, esses planos podem afetar tanto a saúde quanto a beleza.


Para que deficiências nutricionais não afetem a beleza da pele, o melhor é optar por uma dieta saudável e equilibrada, que contenha todos os grupos de nutrientes. Deve incluir proteínas, ácidos graxos, e fontes de antioxidantes.


4. Use produtos esfoliantes

O menos conveniente para a pele na menopausa é o acúmulo excessivo de células mortas e impurezas em sua superfície. Como consequência disso, a oxigenação dos tecidos, e o processo de regeneração celular podem ser difíceis.


Portanto, para que a derme permaneça hidratada e macia, é indicado usar um produto esfoliante natural, ao menos duas vezes por semana. Sua aplicação remove todos os tipos de impurezas e prepara a pele para uma boa hidratação.


5. Evite o tabaco

Há muitas razões para evitar o tabaco quando você atinge a menopausa. De fato, o ideal é deixá-lo desde muito cedo, para não sofrer os efeitos de suas toxinas.


O cigarro é um dos piores inimigos da saúde da pele. Seu consumo aumenta a presença de rugas e lhe agrega mais secura.


6. Ingira fitoestrogênios

Alimentos e suplementos com fitoestrogênios, como isoflavonas de soja, ajudam a minimizar o impacto negativo da mudança hormonal na menopausa, colaborando para regular os níveis de estrogênio, e diminuir a deterioração dos tecidos da pele.


Você está preocupada em sofrer os efeitos da menopausa em sua pele? Como pode ver, há muita coisa que pode ser feita. Siga todas essas recomendações em sua rotina de beleza, e minimize as mudanças que ocorrem devido ao descontrole hormonal.

Escolha produtos com alta eficiência, multifuncionalidade e naturais como a Espuma Micelar da Ne’st Beauty, uma marca comprometida com o bem-estar do ser humano e a preservação do planeta. Cosméticos veganos e cruelty free que te proporcionarão uma experiência diferente!

コメント


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
entrega-rapida (1).png
Frete Grátis para todo o Estado de São Paulo 
bottom of page