top of page

Menopausa precoce:

Conheça os sintomas e saiba como identificar a menopausa precoce.


Embora algumas mulheres não apresentam sintoma algum que revelem a chegada da menopausa precoce, outras costumam suspeitar do ocorrido ao identificar os mesmos sinais que são associados à menopausa normal. Você sabe quais são eles?


Trouxemos neste artigo os sintomas mais comuns que sinalizam a chegada da menopausa precoce, bem como outras informações interessantes que você deveria saber sobre esse período.


Também conhecida como insuficiência ovariana primária, a menopausa precoce, ocorre quando há perda da função normal dos ovários antes dos 40 anos.


Na menopausa precoce, os ovários não produzem quantidades normais do hormônio estrogênio nem liberam óvulos regularmente. A infertilidade é comum. No entanto, é possível que uma mulher com essa condição engravide com tratamento. Os sintomas incluem períodos menstruais irregulares, fogachos, irritabilidade e infertilidade.


O tratamento inclui terapia hormonal e suplementos para ajudar a evitar a osteoporose.


Confira abaixo!


QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DA MENOPAUSA PRECOCE?


Não existe uma causa específica que pode provocar a menopausa precoce, normalmente as causas são variadas.

Mas alguns dos principais fatores incluem:

  • Cirurgia de retirada dos ovários;

  • Quimioterapia;

  • Radioterapia;

  • Terapia hormonal;

  • Hipotireoidismo autoimune;

  • Lúpus eritematoso sistêmico;

  • Insuficiência renal;

  • Endometriose;

  • Tabagismo;

  • Doenças genéticas como a síndrome do X frágil e a síndrome de Turner;

  • Pequena quantidade de folículos;

  • Doenças autoimunes, incluindo tireoide e doença de Addison;

  • Quimioterapia ou radioterapia;

  • Distúrbios metabólicos;

  • Toxinas, como fumaça de cigarro, produtos químicos e pesticidas.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA MENOPAUSA PRECOCE?


Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da comum já que, a principal causa de ambas, é por conta do declínio dos hormônios reprodutivos.

Os principais sintomas incluem:

Menstruação irregular

Esse é um dos primeiros sintomas da menopausa precoce e acontece devido à queda dos hormônios sexuais durante esse período.

A irregularidade hormonal provoca sangramentos irregulares durante o ciclo menstrual e pode deixar a mulher sem a presença da menstruação durante meses.

Mais que isso, caso essa menstruação volte ela pode retornar em grande quantidade ou até mesmo através de pequenos escapes durante o ciclo.

Entretanto, é preciso realizar alguns exames para excluir outras possibilidades de diagnóstico e para ter certeza de que esses sangramentos são de fato por conta da irregularidade menstrual dessa fase.

Ondas de Calor (Fogachos)

A queda de estrógeno está diretamente associada a esse sintoma. Isso porque, esse é o hormônio responsável pela regulação da nossa temperatura corporal e esse desnível na produção do estrógeno provoca sintomas como: sudorese, sensação quente ou vermelhidão na face e que pode se estender aos ombros e pescoço.

Dificuldade para dormir ou insônia

A insônia também está ligada à queda nos níveis de estrogênio pois ele também age diretamente na regulação do sono da mulher.

Além disso, por conta das ondas de calor e de outros sintomas como flutuações de humor e suores noturnos, a mulher pode enfrentar problemas ou dificuldades para pegar no sono.

Flutuações de humor

Alterações como estresse, irritabilidade, ansiedade, mau humor e cansaço excessivo podem vir à tona também por conta das irregularidades hormonais que a menopausa promove, além de potencializar o risco de desenvolver um quadro depressivo.

Por isso, mulheres que já possuem problemas psicológicos anteriores ficam mais suscetíveis a sentir de maneira mais brusca essas alterações, por esse motivo, é importante que a mulher não subestime os sintomas e busque ajuda profissional para atravessar essa fase da maneira mais tranquila possível.

Secura vaginal

A queda brusca dos níveis de estrogênio durante essa fase afeta a lubrificação natural da região. Isso gera uma alteração no revestimento do canal vaginal e provoca a diminuição da produção do muco que por sua vez, mantém a vagina úmida.

Entretanto, existem maneiras simples de aliviar esse sintoma uma delas é adotar o uso de lubrificantes íntimos que ajudam a hidratar a área, mantê-la saudável e ainda diminuí o desconforto e atrito durante as relações sexuais.

Pele Seca

Por fim, a pele seca também é um indicativo de que o corpo da mulher está entrando na menopausa. Isso acontece pois o estrógeno é um hormônio essencial para a produção de colágeno (responsável por manter a pele úmida, hidratada e tonificada).

Por isso, caso você sinta sua pele mais fina, seca e até mesmo flácida, uma das principais indicações para combater esse sintoma é usar óleos hidratantes corporais que contenham vitamina E, para repor os nutrientes da pele e mantê-la saudável.

Infelizmente, a menopausa precoce não é um quadro reversível. Entretanto, existem alguns tratamentos que ajudam a amenizar os sintomas, como é o caso da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) que costuma ser aplicada pelos médicos para minimizar os efeitos que interferem e prejudicam a qualidade de vida da mulher.

Mesmo sendo aplicado somente por especialistas, é importante ressaltar que esse tipo de tratamento deve ser muito bem avaliado, pois ainda há algumas contraindicações, como é o caso de mulheres que possuem antecedentes ou riscos elevados de doenças instaladas.

Sempre busque uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Cuide do seu maior patrimônio - VOCÊ!

Equilíbrio é, e sempre será a chave para a saúde!!

댓글


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
entrega-rapida (1).png
Frete Grátis para todo o Estado de São Paulo 
bottom of page