Muitas mulheres não conversam sobre esse tema por acharem tabu ou por têm vergonha. Porém, a saúde sexual está diretamente ligada à saúde mental. A boa notícia é que esse assunto tem sido muito discutido nos últimos tempos e a qualidade de vida da mulher antes, durante e depois do climatério tem se tornado cada vez mais comum.
Então, a resposta é sim! Existe vida sexual depois do climatério.
Mas o que significa?
Muito confundido com a menopausa, o climatério, é o momento que antecede essa fase: é quando a menstruação fica desregulada e começam os sintomas, muitas vezes confundidos com a própria TPM.
Porém, nesse casos os sintomas são bem mais agravados pela queda hormonal e junto e é aí que os famosos “calorões” aparecem. Dando o sinal inicial para a fase da menopausa.
No entanto, os problemas não acabam por aí! A saúde mental também sofre drasticamente e causa baixa autoestima, depressão e baixa libido, que acontece devido à queda abrupta dos níveis de estrogênio, causando ressecamento e atrofia vaginal e fazendo com que o ato sexual se torne desconfortável e, muitas vezes, doloroso.
Por isso, a prioridade é se cuidar: buscar profissionais qualificados, fazer exames, realizar a reposição hormonal, descobrir atividades que façam bem e se reconectar com o corpo, a mente e o espírito.
Afinal, é mais uma fase da sua vida e você deve encará-la de peito aberto.
E tudo vai ficar bem! Pare para pensar: um homem grisalho é considerado bonito, maduro, responsável. Por que com a mulher seria diferente? A menopausa é apenas uma etapa que merece e deve ser vivida.
Sexo na menopausa
Tudo parece conspirar contra a vida sexual ativa das mulheres, a verdade é que depois de uma certa idade todas as pessoas terão queda no apetite sexual, embora digam que isso não acontece com os homens, o que é uma mentira!
Esse motivo também tem um viés fisiológico – a quantidade de sangue que chega até a vagina diminui e precisa ter mais estímulos para que a mulher consiga se excitar e chegar ao orgasmo!
Vai algumas dicas:
Usar lubrificantes à base de água, principalmente se você ainda estiver no climatério e/ou não tiver um parceiro fixo. Uma vez que lubrificantes à base de vaselina, por exemplo, podem ser um meio para o crescimento de bactérias e um perigo para o sistema imunológico enfraquecido.
Outra razão de usar lubrificantes à base de água é que eles são os mais eficazes para que o preservativo não estoure causando dores de cabeça. Afinal, Claudia Raia engravidou no climatério. Nenhuma está salva!
Piadas à parte, caso você não tenha um parceiro fixo preservativo continua sendo obrigatório, não só para evitar uma gravidez indesejada mas também para prevenir ISTs, afinal, se prevenir é um ato de amor próprio!
Agora, se você tem um parceiro fixo, que tal vocês descobrirem juntos coisas novas? Invista na sua criatividade. E você também pode se estimular, que tal se conhecer melhor?
Cuide da sua autoestima!
Os conflitos emocionais parecem que são maiores durante essa fase, causando uma montanha russa de sentimentos e dúvidas, especialmente quando a mulher está no auge da vida profissional, sexual e emocional.
E isso não significa que você chegou na última etapa da vida, os tempos mudaram e a medicina avançou, a menopausa é o começo de uma nova fase.
A verdade é que agora a mulher pode desfrutar de uma fase empolgante, se redescobrir.
Principalmente porque, em sua maioria, os filhos já estão grandes e você vê a vida com uma outra perspectiva. O que não acontecia quando era mais nova.
Aproveite agora para ser plenamente quem você é! Expanda os seus horizontes!
Kommentare